10 Razões para ter um Seguro de Vida
- Ines Goes

- 29 de jan.
- 5 min de leitura
Amar é proteger. Amar é garantir que, aquilo que realmente importa, está (e estará) sempre seguro.
Sejam os seus filhos, os seus pais, uma pessoa especial ou a sua própria qualidade de vida… Seja o lar que construiu, um projeto repleto de propósito, um negócio que é fruto do seu esforço e dedicação, ou o legado que quer deixar para o futuro. Somos todos diferentes, cada um de nós tem a sua proporia forma de amar, mas uma coisa é certa: todos sentimos amor por alguém ou por alguma coisa. Certo?
É assim que vejo os seguros de vida: são a prova de amor que atravessa o tempo! Ora, vamos então explorar 10 razões para se ter um seguro de vida. Repare que cada uma destas razões representa uma forma única de amar.
1. Crédito Habitação: Uma casa? Ou um lar?
Se tem um crédito habitação, é provável que também tenha um seguro multirriscos (para proteger a casa) e um seguro de vida habitação (caso alguma coisa lhe aconteça a si).
Embora estes seguros sejam exigências dos bancos para assegurar o pagamento do empréstimo, eles vão muito além de uma simples formalidade. O seguro de vida habitação não protege apenas uma casa – protege o lar que construiu com tanto esforço e com tanto amor. É uma forma de se certificar que, se lhe acontecer alguma coisa, a sua família não terá que mudar de casa e enfrentar dificuldades financeiras adicionais.
No entanto, é crucial verificar se o seguro que tem é o mais adequado para si porque, ao fim de contas, os bancos são especialistas em crédito, não em seguros de vida.
2. Proteção da Sua Cara-Metade
Estão casados? Estão juntos? São só namorados? Não importa a “etiqueta” que lhe damos, amor é amor! Com um seguro de vida, está a cuidar do futuro de quem ama. Se algo lhe acontecer a si, a sua cara-metade terá o apoio financeiro necessário para pagar despesas ou simplesmente encontrar uma forma de reorganizar a vida sem si.
Quem ama, protege.
3. Filhos: Um Futuro Seguro
O maior legado que podemos deixar são os nossos filhos. Sejam eles menores ou já mais crescidinhos, um seguro de vida pode garantir que eles tenham acesso à qualidade de vida que sempre lhes quis dar, mesmo quando já não estiver presente.
Cada caso é um caso, mas os seguros de vida podem ser pensados de forma a assegurar determinadas questões de maior impacto na vida dos seus filhos, como a saúde, um curso superior, uma casa, o casamento de sonho da sua filha ou simplesmente um certo nível de qualidade de vida até que se consigam estabilizar sozinhos.
Estas conversas fazem “comichões” a toda a gente, mas é gratificante sabermos que, aconteça o que acontecer, fomos bons pais para os nossos filhos. Isto é ou não é amor?
4. Pais Idosos: Gratidão e Apoio
Se os seus pais dependem de si, um seguro de vida assegura que eles continuem a receber o apoio financeiro necessário para que a sua velhice seja vivida com conforto e dignidade, mesmo quando já não estiver cá para os ajudar.
Além de amor, um seguro de vida também transmite gratidão por quem, no passado, sacrificou muito por nós.
5. Amigos
Os beneficiários de um seguro de vida não têm que ser os seus herdeiros legais, pode ser quem quiser, no valor que quiser, a escolha é sua! Lembra-se de alguém que merecia um apoio especial da sua parte?
6. Uma Causa Especial
Sabia que pode nomear uma associação como beneficiária do seu seguro de vida? Se existe uma causa que lhe é querida e que gostaria de ajudar, o seguro de vida pode ser um gesto poderoso e significativo para deixar um impacto positivo no mundo.
7. Proteção Contra Invalidez e Doenças Graves
A vida é imprevisível. Um seguro de vida que cobre invalidez ou doenças graves pode ser o suporte financeiro que precisa para enfrentar tratamentos, adaptações ou simplesmente manter a dignidade durante uma fase mais difícil, sem depender de ninguém.
Mesmo em momentos desafiantes, não será um fardo para ninguém.
Um seguro de vida também é amor próprio. É independência e liberdade. É amor pela vida!
8. Empreendedores, Empresários, Sócios.
Se tem uma empresa, um seguro de vida é mais do que uma proteção financeira – é também uma expressão de várias formas de amor, em simultâneo:
O cuidado pelos seus sócios, ao assegurar que podem continuar o negócio ou encerrá-lo sem pressões financeiras em caso de falecimento.
É a preocupação pela sua família, garantindo que o esforço de uma vida não se transforma repentinamente num fardo.
É o compromisso para com os seus colaboradores, protegendo o futuro da empresa e o emprego de quem confia em si.
É a sua paixão pelo projeto de uma vida, um legado que perdurará pelos tempos.
É também amor próprio. Se o sócio falecido for o outro, certamente não quererá ficar responsável por gerir a empresa “a meias” com a família dele...
Além disso, os seguros de vida oferecem vantagens fiscais significativas para a empresa, os seus colaboradores e para si, unindo responsabilidade, estratégia e amor numa só decisão.
9. Seguros de Vida Mistos: Poupança e Planeamento a Longo Prazo
Os seguros de vida mistos são ao mesmo tempo um seguro de vida e uma poupança. São uma excelente solução para quem deseja poupar a longo prazo com toda a segurança, sem riscos, sem estar exposto à conjuntura do momento.
Além de todas as formas de amor já exploradas ao longo deste artigo, os seguros de vida mistos trazem uma perspetiva adicional, única: se ao fim de um determinado prazo não tiver acionado o seguro (por morte ou invalidez), vai poder usufruir do capital acumulado para si próprio. E esta, hein?...
Esta é uma forma de transformar a proteção financeira de hoje numa oportunidade para realizar os seus próprios sonhos e objetivos no futuro, garantindo que o cuidado que dedicou aos outros também se traduz em benefícios diretos para si.
Seja para ter sempre uma almofada financeira confortável, para si e para a sua família, seja para garantir uma reforma livre e gloriosa e uma velhice independente para si, os seguros de vida mistos podem ser a opção ideal.
10. Paz de Espírito!
Mais do que um contrato, um seguro de vida é um ato de amor e de responsabilidade. Proteger quem ama acaba por protege-lo a si também, da ansiedade causada pelo terrível “e se…”. Imagine viver cada dia com a tranquilidade e a confiança de que, aconteça o que acontecer, está tudo sob controlo.
Conclusão
Como pode ver, para cada forma de amor há um seguro de vida.
Se sente que é hora de explorar as suas opções e encontrar um seguro que se adeque à sua vida e aos seus verdadeiros amores, estou aqui para o ajudar em cada passo.
Lembre-se: “O futuro depende do que fazemos hoje.” (Mahatma Gandhi).
10 Razões para ter um Seguro de Vida



Comentários