Glossário Descomplicado
- Ines Goes

- 10 de jun.
- 3 min de leitura
Está farto dos termos técnicos e complexos dos Seguros de Vida?
Eu sou uma excelente tradutora de segurês para português!
Não acredita que possa ser fácil?
Eu mostro-lhe!
Agravamento
Aumento de preço do seguro devido a um risco superior ao da média (devido à profissão ou a uma condição de saúde preexistente, por exemplo).
Apólice
É o nome do contrato do seguro. É ali que está tudo escrito: quem está protegido, o que está incluído e em que condições o seguro paga.
Beneficiário
Pessoa que vai receber o dinheiro do seguro se algo acontecer ao segurado. Pode ser um familiar, amigo, ou até uma empresa.
Capital Seguro
É o valor pelo qual a pessoa está protegida. Ou seja, o montante que será pago ao beneficiário se acontecer o que está coberto na apólice (como falecimento ou invalidez).
Carência
Período inicial durante o qual o seguro está ativo mas ainda não cobre tudo. Por exemplo, algumas coberturas de doenças graves só entram em vigor após alguns meses.
Cobertura
É o que está incluído no seguro. Por exemplo: morte, invalidez, doenças graves, assistência ao domicílio, entre outros. O seguro só paga se o que aconteceu estiver dentro das coberturas.
Doença Grave
É uma cobertura complementar que pode ser incluída no seguro. Garante o pagamento de um valor caso seja diagnosticada uma doença específica. Mas atenção: esta cobertura varia muito em definição e abrangência entre seguradoras.
Exclusões
São situações em que o seguro não paga.
Franquia
Período de tempo, ou então um valor, que tem que passar antes de o seguro pagar em determinadas coberturas. É importante saber se existe e como funciona.
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)
É o grau mais elevado de invalidez, quando a pessoa precisa de ajuda de terceiros para as tarefas básicas da vida (como vestir-se, comer ou deslocar-se). Dá direito ao pagamento do capital seguro, se estiver contratado.
Invalidez Total e Permanente (ITP)
É quando a pessoa fica incapaz de trabalhar e de ter autonomia para as atividades básicas do dia-a-dia. O seguro pode pagar o capital nesta situação — mas atenção aos critérios, que variam de seguradora para seguradora.
Prémio
É o valor que se paga pelo seguro. Pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Em termos simples: é o "preço" do seguro.
Questionário clínico
É um formulário que serve para avaliar o estado de saúde da pessoa antes de ser aceite no seguro. Deve ser preenchido com total honestidade, para evitar problemas futuros.
Resgate
Em alguns tipos de seguro (normalmente os de poupança ou mistos), existe a possibilidade de levantar parte do valor acumulado antes do fim do contrato. Nem todos os seguros de vida permitem isto.
Segurado
É a pessoa cuja vida está protegida pelo seguro. Se algo lhe acontecer, o seguro pode ser acionado.
Seguradora
É outro nome que se pode dar a uma companhia de seguros.
Sinistro
É o termo técnico para o "acontecimento" que dá origem ao pagamento do seguro (por exemplo, o falecimento do segurado). Quando há um sinistro, deve-se comunicar à seguradora com os documentos pedidos e no prazo estipulado nas condições do seguro.
Tomador
É quem contrata e paga o seguro. Pode ser a mesma pessoa que está segura ou outra (como, por exemplo, uma empresa que faz o seguro para um colaborador).
Glossário Descomplicado

Comentários